top of page
Buscar

A importância do Voto para a Sociedade.

Por que a gente tem que votar?


Bom, para responder isso, vamos dar uma voltinha pela história.


Há muuuito tempo, lá na Grécia Antiga, os cidadãos (não todo mundo, só os homens livres, porque o povo era meio seletivo) começaram a ter uma ideia brilhante: “E se a gente decidisse as coisas juntos?” Daí, nascia a democracia! Mas calma, não era essa maravilha que a gente conhece hoje.


Só uns poucos podiam participar.


Aí, os séculos foram passando, e o pessoal foi pensando: "Poxa, por que só alguns têm o direito de decidir as coisas?" Revoluções aconteceram, como a Francesa, onde o povo queria ter voz, e não só os reis e nobres.


Já no Brasil, a história foi mais devagar.


No começo, só quem tinha muita grana e posses podia votar. Mulher, então? Nem pensar! Isso só mudou depois de muita luta.


E agora, cá estamos, no século XXI, onde todo mundo de verdade pode votar. Aí você pode se perguntar: “Mas por que eu tenho que sair de casa e enfrentar fila?”.


Porque, meu caro, o voto é o poder que o povo conquistou depois de séculos de batalhas e reivindicações!


Votar é dizer: “Eu também decido o futuro do meu país!”. E, se você não votar, adivinha só? Alguém vai decidir por você.


Então, mesmo que a fila seja chata e o clima de domingo esteja tentador para ficar em casa, pense nisso: seu voto tem história, tem poder e pode fazer a diferença.


 

Afinal, quem não vota, perde a chance de dar aquele pitaco na vida pública e pode acabar reclamando do que podia ter mudado.



 
 
 

Comentários


bottom of page