5 Motivos que Podem Zerar Sua Redação do ENEM – e Como Evitá-los!
- didaskoeducacional

- 12 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Ei, galera! Estamos a menos de dois meses do ENEM, e é claro que todos queremos passar longe daquela temida nota... zero! É, zerei. Muitos acham que só com um erro muito grande isso acontece, mas não é bem assim! Aqui estão 5 motivos que podem fazer sua redação despencar de um “quase lá” para o “acabou pra mim”.
1. Fugir do Tema
Imagine você escrevendo uma redação linda sobre os problemas ambientais, mas o tema é saúde mental! Resultado? Nota zero, na certa! Dica de ouro: leia o tema com carinho e, se precisar, leia de novo!
2. Não Estruturar o Texto
A estrutura básica é introdução, desenvolvimento e conclusão, beleza? Sem isso, é como ir pra uma festa de gala usando chinelo: não cola! Se o corretor tiver que "caçar" o seu ponto de vista, é sinal de que algo deu ruim.
3. Desrespeitar os Direitos Humanos
Atenção! Mesmo que você tenha opiniões fortes, o ENEM preza pelos direitos humanos. Ou seja, evite ideias preconceituosas, discursos de ódio e quaisquer menções a uma sociedade não inclusiva. É fácil: pense em um mundo onde todos têm o direito de ser feliz, e pronto!
4. Assinar ou Colocar Qualquer Identificação
Essa é campeã entre as dicas do “faça, se quiser zerar”. Pode parecer óbvio, mas muitos escrevem uma assinatura criativa no fim da redação. Lembre-se, anônimo você é, anônimo você deve continuar.
5. Escrever Menos de 7 Linhas
Quer zerar sua redação? Escreva menos de 7 linhas, e está feito! Pra não ter erro, desenvolva suas ideias com calma, sem correr tanto – afinal, o mínimo é só o mínimo.
Bônus: Usar Linguagem Imprópria
Deixe a linguagem de WhatsApp pra depois do ENEM, combinado? O corretor quer ver um texto formal e objetivo, e não um festival de abreviações.
Então, boa sorte!



Comentários